Cupcakes de maçã verde com recheio de baunilha

img_42691

Já pensaram em fazer algo com este aspeto delicioso? Prometo que é mais fácil do que aquilo que pensam e o melhor de tudo é que é saudável, sem glúten ou lactose!

Não há ocasião em que as crianças ingiram mais açúcares, corantes e conservantes do que nas festas de aniversário. É verdade que um dia não são dias e podemos abrir exceções para nós e para os nossos filhos, porém acredito que podemos fazê-lo sem cair em exageros. Inconscientemente instituiu-se um clima de competição entre as festas dos mais pequenos. Se não houver bolos com coberturas cheias de açúcar e cores mirabolantes, mil variedades de rebuçados e gomas, quantidades astronómicas de refrigerantes, batatas fritas e outros aperitivos de pacote carregados de E’s, num espaço decorado a rigor com a Frozen ou o Batman, então a festa é fraca. E o pior é que gastam-se pequenas fortunas com isto! 

O que aconteceu a fazermos bolos de aniversário em casa? Às sandes em pão de leite, um ou outro doce de colher, sumos naturais e fruta? Porque é que temos que encher as nossas crianças de componentes químicos que as deixam num frenesim? Porque é que temos que pagar rios de dinheiro por um bolo que leva ingredientes processados e quilos de açúcar em formato de uma personagem da disney? Honestamente não consigo entender e acho que estamos a desvirtuar por completo estas ocasiões… E a desculpa “as crianças gostam disso” não é válida porque as crianças gostam daquilo que as ensinamos a gostar (os gostos educam-se). Prova disso é a Gisele Bundchen, que recompensa os filhos com couves de bruxelas porque ensinou-lhes que aquilo era uma iguaria tal e qual chocolate.

Temos que nos consciencializar que as escolhas que fazemos hoje para as nossas crianças, estabelecem os seus hábitos alimentares para os resto das suas vidas. Decerto alguns de vocês até poderão acusar-me de não ter filhos e portanto estar a falar sem conhecimento de causa. Porém o que comento aqui é o princípio por detrás disto tudo e na relação entre adultos e crianças nós temos que saber melhor e liderar o caminho com boas escolhas.

Estes cupcakes de maçã são uma alternativa saudável para festas de aniversário ou apenas para um lanche especial. E como podem ver pela foto, têm um aspeto bem apetitoso e um sabor ainda melhor! Se os fizerem contem-me o que acharam ok?


Ingredientes: (6-8 cupcakes)

1 chávena de chá de farinha de trigo sarraceno

3 colheres de sopa de farinha de coco

2 colheres de sopa de stevia

4 colheres de açúcar de coco

1 colher de café de fermento

1 colher de café de bicarbonato de sódio

1/2 colher de café de extrato de baunilha

1 colher de café de canela em pó

2 ovos

2 maçãs verdes

1/2 chávena de chá de leite de amêndoa (ou outro que prefiram)

Recheio e cobertura:  1 lata de leite de coco gordo (refrigerada durante a noite)  + 2 colheres de sopa de agáve + 1 colher de café de extrato de baunilha (líquido)

Preparação:

Ligue o forno a 180º e disponha numa forma de cupcakes as formas de papel.

Corte uma maçã em quartos e reserve um deles no frigorífico, numa caixa hermética. Rale o resto das maçãs e reserve (não precisa descascar).

Junte todos os ingredientes secos numa taça e misture-os com a ajuda de um garfo ou fouet, até estarem bem combinados. Numa taça à parte junte os ingredientes molhados e misture-os também. Junte os ingredientes molhados aos secos e bata tudo, até conseguir envolvê-los por completo e ficar com uma mistura uniforme.

Com a ajuda de uma colher de sopa ou colher de gelado, disponha a mistura dentro das formas até preencher 3/4 da forma. Não as encha por completo porque eles vão crescer ligeiramente. Repita o processo com a restante mistura.

Leve ao forno cerca de 10 minutos a 180º, de seguida baixe para os 150º e deixe assar mais 10 min ou até fazer o teste do palito e este sair completamente limpo. Retire do forno e deixe-os esfriar completamente. Depois de frios utilize um descaroçador de maçãs  para retirar o centro dos cupcakes. Se não tiver um descaroçador, pode utilizar uma daquelas tampas doseadoras de vinho, cilíndricas. O que se pretende é fazer um orifício bem no centro dos cupcakes, retirando algum miolo, que será depois preenchido com o recheio.

Para o recheio e cobertura, abra a lata de leite de coco e retire apenas a parte mais sólida (natas), reservando a água para outra receita. Bata as natas de coco com a ajuda de uma varinha mágica até estas ficarem com a consistência de chantilly (cerca de 3-4 min). De seguida adicione a baunilha e o agáve e volte a bater até envolver tudo. Não bata demais senão as natas quebram e ficam demasiado liquidas, só o suficiente para envolver.

Com a ajuda de um saco de pasteleiro ou uma colher pequena, coloque o recheio nos orifícios dos cupcakes e barre com uma espátula mais um pouco do creme de baunilha por cima. Repita para todos os cupcakes. Por fim, corte fatias finas do quarto de maçã que reservou no início e enfeite os cupcakes. Sirva de imediato.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Dicas: conserve os cupcakes em local fresco e seco e consuma no prazo de 2 dias. Para uma festa de aniversário sugiro decorar com flores comestíveis ou folhas de hortelã porque a maçã oxida rapidamente e fica acastanhada.

Anúncios

One thought on “Cupcakes de maçã verde com recheio de baunilha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s