Doce de dióspiro com 3 ingredientes

Doce de dióspiro

3 Ingredient persimmon jam – recipe in EN below

Um doce feito em 5 minutos, sem açúcar refinado e que leva apenas 3 ingredientes. Estão curiosos(as)? Então aqui fica!

Há umas semanas atrás comecei uma parceria com o a Academia às 9, da querida Sofia Castro Fernandes do Às 9 no meu blog. Em conjunto com a minha amiga Sara da Silva preparamos refeições deliciosas e cheias de carinho que complementam na perfeição as sessões se coaching da Sofia.

O menu é sempre da estação e, como já vem sendo hábito, aproveito o melhor que a Natureza nos dá porque acredito plenamente que ela o faz por uma razão (nada na Natureza é por acaso). Para o último brunch fiz um doce de dióspiro, aproveitando a generosidade do meu dióspireiro que nesta altura se veste de vermelho e me transborda de dióspiros maduros e doces.  Esse doce serviu de topping ao um pudim de chia, e qual não foi o meu espanto quanto no final do brunch um dos participantes me pediu se podia levar para casa o resto do doce! Eu acedi e fico sempre imensamente feliz quando vejo a satisfação na cara de alguém depois de provar algo que eu fiz. Mas complementei dizendo que o doce consistia apenas em triturar dióspiros com uma pitada de canela…

Os olhares incrédulos de 10 pessoas que repetiram quase em uníssono “só isso? mas não leva mais nada?” obrigaram-me a responder que a real diferença está na matéria-prima, ou seja, na qualidade da fruta. Os meus dióspiros são 100% naturais e biológicos, a árvore é regada apenas com a água da chuva e não há adubos ou outros incentivos químicos. É fruta pura, real e genuína, que não se encontra em supermercados.

Tudo isto deixou-me a pensar que hoje em dia a maioria das pessoas já não sabe o sabor real da fruta. Como é suposto saber, cheirar, como deve ser a sua textura e aspeto. Os meus dióspiros não são os mais bonitos, como vêem na foto têm várias “cicatrizes” mas, tal como nas pessoas, isso torna-os únicos no seu interior e no seu sabor.

Deixo-vos por isso um apelo: sejam exigentes na fruta e legumes que compram, faz toda a diferença no sabor e nos nutrientes que consumimos.

Espero que gostem e já sabem, partilhem comigo as vossas recriações no facebook e instagram !


Ingredientes: (1 frasco pequeno)

3 dióspiros gelatinosos e muito maduros

1/2 c. café canela em pó

1/2 c. sopa de xarope de ácer* (opcional)

Água q.b (se necessário)

Preparação:

Abra os dióspiros ao meio e com uma colher raspe a polpa para dentro de um liquidificador. Adicione a canela e xarope de ácer (opcional) e triture tudo até ficar cremoso. Prove, ajuste os temperos e adicione água se necessário para acertar a consistência pretendida.

Transfira para um frasco ou recipiente hermético e guarde no frigorífico até 1 semana. Pode também congelar em sacos próprios e descongelar umas 4h antes de utilizar. Neste caso é possível que tenha que voltar a triturar depois e descongelado para conseguir novamente uma textura cremosa.

Nota: use de preferência ingredientes biológicos.

*Como os meus dióspiros são extremamente doces eu não utilizo qualquer adoçante, mas coloquei na receita pois acredito que a grande maioria não é assim tão doce e o xarope de ácer combina perfeitamente com o dióspiro para um sabor de outono.


English version – 3 Ingredient persimmon jam

Ingredients:

3 very soft, ripe & good quality persimmons

1/4 tsp cinnamon

1/2 tbsp maple syrup

Water (if needed)

Preparation:

Scoop the persimmon pulp into a blender and add remaining ingredients. Blend until smooth, taste and adjust seasoning. Add water if needed to adjust consistency.

Transfer to a jar or airtight container and keep it in the fridge for up to one week. You can also freeze it in proper bags and defrost it 4h before using it. You will probably need to blend it again after defrosting to get a smooth consistency.

Enjoy!

Notes: use preferably organic ingredients.

*I don’t use any sweetener on my original recipe because my persimmons are extra sweet (I have a persimmon tree at my house), but I included it on the recipe just to give it a great fall flavor.

Liked it? 😉 Follow me also on Instagram for more EN version recipes!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s