Esta receita de massa com espinafres salteados e natas de caju é cremosa, fácil de fazer e capaz de conquistar fãs até entre acérrimos céticos da comida vegetariana. Assim é este prato, um sucesso garantido entre todos!
Quando o tempo começa a melhorar e o sol perde a vergonha, é frequente receber amigos e família para almoços lá fora. E o que a maioria gosta é de dar uso à churrasqueira que tenho no quintal. A mim, confesso que não é algo que me puxe. Primeiro porque só como carne quando o “rei faz anos” e depois porque estar horas em frente a uma grelha não é dos meus passatempos favoritos.
Mas quando comprámos a casa a churrasqueira já existia e seria hipocrisia da minha parte dizer que não gosto de um bom peixe grelhado de vez em quando. Por isso a churrasqueira manteve-se e tem dado lugar a tardes muito bem passadas entre amigos, comidas e bebidas. Porém, nestas ocasiões em que se faz lume e alguém toma conta desta parte do quintal, eu opto sempre por levar para a mesa uma opção vegetariana. E a verdade é que muitas vezes aquele prato a que muitos se referem como “a tua comida” é dos primeiros a desaparecer e ganha fãs incondicionais, até entre os mais céticos.
Este é se dúvida um deles. Posso até dizer-vos que da última vez sobraram umas quantas espetadas madeirenses, mas deste prato não sobrou nem um bocadinho. E faz sucesso entre adultos e crianças, é mesmo de comer e chorar por mais, de lamber os dedos e repetir várias vezes. Se não acreditam em mim, apontem a receita para um test drive na próxima almoçarada aí em casa.
No meu instagram, na área dos destaques em “Recipes”, conseguem ver um passo a passo para fazerem este molho (é uma das últimas receitas portanto vão clicando nas imagens que aparecem até chegarem lá). Se a fizerem partilhem comigo as vossas recriações e opiniões, quero saber tudo!
Boa semana e bom apetite.
Massa com espinafres salteados e natas de caju
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1 chávena de chá (cup) de cajus demolhados e escorridos*
- 1/2 chávena de chá (cup) de água
- 1 dente de alho
- 1 fio generoso de azeite a gosto
- flor de sal e pimenta a gosto
- 1 c. sopa de levedura nutricional (opcional mas aconselhável)
- 3 chávena de chá (cup) de massa cozida à escolha (escolham a vossa favorita)
- 1 chávena de chá (cup) de espinafres previamente salteados (costumo saltear em azeite e alho até largarem toda a água)
Preparação
Na mesma frigideira onde salteou os espinafres, em lume brando, adicione agora a massa cozida e escorrida e o molho de caju. Envolva tudo muito bem e retire do lume (quanto mais tempo ficar ao calor mais seco ficará). Sirva de imediato.
Se sobrar molho, pode conservar até 3 dias em recipiente hermético no frigorífico. Quando quiser reutilizar adicione um pouco de água quente pois é possível que até lá esta evapore e o molho fique mais denso.
Nota: use de preferência ingredientes biológicos.
*Deve demolhar os cajus pelo menos 12h e descartar a água da demolha. Este processo permite que o ácido fítico seja libertado, o que facilita a digestão dos frutos secos e a absorção dos seus nutrientes pelo corpo. Porém, se não tiver tempo para isso, coloque-os em água a ferver durante 10-15 min. (mas tenha em atenção que o processo de libertação do ácido fítico não se fará).