Esta receita de arancinis no forno é perfeita para utilizar sobras de risotto ou arroz malandrinho. Deliciosos e sem desperdício.
Adoro risotto, sendo o meu favorito o de cogumelos ou simplesmente o de erva príncipe que tenho aqui no site. Mas o risotto ou qualquer arroz caldoso como arroz de tomate malandrinho, arroz de feijão, etc. têm um problema: são bons comidos na hora, depois de frios perdem a graça toda… O que nos leva à pergunta, então e o que fazer com sobras deste arroz?
Hoje trago-vos a resposta diretamente do meu livro “Da raiz à rama“, mais especificamente do capítulo “Aproveitar sobras de comida“. Esta receita de arancinis no forno pode ser feita com arroz de qualquer sabor, neste caso usei um risotto de acelgas e espinafres, mas já a fiz com risotto de beterraba e limão, com arroz de feijão, entre outros.
O truque para que saia bem é: ter um arroz com bastante caldo, ou seja, que quando moldado em bolinhas não se desfaça, e já frio (idealmente que tenha pernoitado no frigorífico). Na receita tradicional os arancinis são fritos em óleo quente mas nesta versão podemos fazê-los no forno ou air-fryer. Pode ainda congelar estes bolinhos de arroz para finalizar noutra ocasião.
Espero que goste e se a fizer não se esqueça de identificar @blogdaspice e partilhar comigo no Instagram ou Facebook.
Arancinis no forno
- Tempo de Preparação20 min
- Tempo de Cozedura15 min
- Tempo Total35 min
- Quantidade10-12 uds
- Categoria
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
- 50 g de farinha de grão (ou de milho)
- 100 ml de água (mais se necessário)
- 1 colher de sopa de ervas secas (orégãos ou tomilho)
- 1 . c. chá alho em pó
- Pitada de sal marinho
- Pimenta-preta a gosto
- 100 g de farinha de mandioca ou pão ralado
- 600 g de sobras de risotto (frio)
- 50g a 100g de queijo em pedaços pequenos (use qualquer queijo que goste) – opcional
- Azeite virgem q.b.
Preparação
No forno: pré-aqueça o forno a 200 °C e forre um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone. Reserve.
Numa taça, junte a farinha de grão ou milho, a água, ervas, alho em pó e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem até obter a consistência de polme (deve ficar semelhante à massa de panquecas, se necessário ajuste a água). Reserve. Coloque num prato raso a farinha de mandioca ou pão ralado. Reserve.
Unte as mãos com um fio generoso de azeite ou molhe-as em água e faça bolas de risoto (é possível que tenha de untar/molhar as mãos várias vezes). Passe as bolas pelo polme com a ajuda de um garfo ou colher e depois envolva-as na farinha ou pão ralado. Por fim volte a rolá-las nas mãos para devolver o formato redondo.
No forno: coloque os arancini no tabuleiro, pincele-os com azeite e leve ao forno a 200 °C durante 20 a 30 minutos ou até estarem dourados.
Na air fryer: coloque os arancini no cesto, pincele-os com azeite e leve 15 min a 180ºC ou até estarem dourados.
Assim que estiverem prontos sirva-os ainda quentes para o queijo no interior derreter.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos.