Fazer doces caseiros de fruta durante o verão é a melhor forma de conseguirmos consumir algumas frutas durante todo o ano. Aqui fica uma receita base bem simples e deliciosa, para aproveitarem a abundância desta época sem desperdiçar nem um bocadinho.
Já dizia a minha Tia Leonor que “as conservas de inverno fazem-se no verão” e ela era sem dúvida prova disso. A minha Tia passava o verão a fazer compotas, geleias e doces caseiros para distribuir pela família durante o ano, em especial no Natal e esta semana resolvi resgatar essa tradição, que certamente se perderia agora que ela já não está connosco.
O mote foi uma caixa de frescos que resgatei da app Too Good to Go por menos de 4€ e que trazia quase 10kg de frutas e vegetais em fim de vida. Nela vinham muitas maçãs reineta e algumas das vermelhas, umas 15 pêras, 2 marmelos e 2 bananas, tudo já demasiado maduro para alguém lhes pegar na loja, mas perfeitas para fazer doce. Para além disso ainda vinha uma série de vegetais que aproveitei para sopa e salteados.
Decidi com esta fruta fazer 2 doces: um de maçã reineta e canela e outro de pêra mel e cardamomo, mas a verdade é que pode utilizar esta receita-base, mantendo as proporções (1kg fruta para 1/2 kg adoçante) para qualquer fruta que tenha em abundância por aí. A parte mais chata é mesmo arranjar a fruta: retirar a casca, as sementes e as partes que já não estão boas (caso haja, no meu caso havia bastantes). Mas atrevo-me a dizer que fazer compotas é até “terapêutico” porque obriga-nos a abrandar, não há como acelerar o processo, temos que nos render e aceitar o vagar das tarefas.
Depois disso é deixar cozer lentamente até estarem no ponto e acondicionar. Neste ponto quero chamar a sua atenção para algumas coisas que são mesmo importantes no que toca à conservação:
- Esterilizar os frascos: é de extrema importância para garantir que não haja bactérias que estraguem as nossas compotas. Basta lavar bem os frascos e as tampas e depois colocar numa panela com água a ferver por 10 min. Retirar e deixar em cima de uma toalha limpa para utilizar a seguir.
- Acondicionar a quente: nada de esperar que o doce esfrie, nós queremos é acondicioná-lo ainda a ferver para ganhar vácuo, onde há vácuo nada entra e nada sai por isso há menor hipótese de se estragar.
- Limpar bem as bordas do frasco: é muito importante limpar as bordas do frasco depois de colocarmos o doce, há sempre salpicos ou pingos que sujam essa parte e comprometem depois a sua durabilidade. Limpe com um pano ou papel, por dentro e por fora das bordas do frasco.
- Colocar papel vegetal: a minha Tia colocava sempre rodela de papel vegetal entre a tampa e o doce e eu resolvi seguir esse método.
Se o acondicionamento for feito de forma criteriosa, estes doces podem durar vários meses na sua despensa, em local seco, escuro e fresco. Se quiser aumentar ainda mais a duração da sua conserva basta aumentar o açúcar até à proporção de 1kg fruta para 1 kg açúcar e aí pode durar anos. Porém caso abra e note bolor, bolhas ou cheiro intenso deve descartar. Depois de aberto conserve-o no frigorífico e use sempre uma colher limpa para servir o doce.
Espero que goste e já sabe, se fizer esta receita partilhe comigo nas redes sociais identificando @blogdaspice.
Doces caseiros de fruta
- Tempo de Preparação20 min
- Tempo de Cozedura45 min
- Tempo Total1 hr 5 min
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Sem Glúten
- Sem Frutos Secos
- Sem Lactose
- Vegan
- Vegetariano
Ingredientes
Doce de maçã reineta e canela
- 2kg de maçã reineta (ou outra) – descascada e sem sementes
- 1kg de açúcar mascavado
- 2 pau de canela
- 1 pedaço de casca de limão
- 2 c. sopa de água (se necessário)
Doce de pera, mel e cardamomo
- 1 kg de peras – descascadas e sem sementes
- 250g mel
- 250g açúcar mascavado
- 1 pau de canela
- 2 sementes de cardamomo
- 1 pedaço de casca de limão
- 2 c. sopa de água (se necessário)
Preparação
Comece por preparar a fruta, retirando as cascas e os caroços. Pode usar esta receita de chá de fruta para os aproveitar (serve quente ou frio) ou congelá-los para usar posteriormente.
Coloque a fruta numa panela e junte os restantes ingredientes. Tape e deixe cozer em lume brando por 45 min. a 1h, mexendo de vez em quando, até a fruta estar completamente suave e a desfazer-se. Se a meio sentir que está a ficar sem sumo ou a pegar em baixo junte 1 c.sopa de água mas normalmente não é necessário.
Assim que passar a colher de pau no fundo da panela e conseguir ver o fundo (ponto de estrada) está pronto. Pode deixar a fruta em pedaços ou triturá-la com uma varinha mágica, como preferir.
Apague o lume, retire o pau de canela* e os restantes elementos e acondicione ainda a ferver em frascos esterilizados (veja notas acima no texto inicial), deixando 1 dedo de espaço livre até à tampa. Limpe bem as bordas dos frascos, coloque as rodelas de papel por cima do doce e tape para ganhar vácuo. Coloque o nome e data de confecção e guarde na despensa.
* Nota: reutilize o seu pau de canela, basta lavar, deixar secar e voltar a usar!