Este gaspacho de tomate e pêssego vai fazer um brilharete nas vossas mesas de verão! E é perfeito para aproveitar tomates e pêssegos bem maduros.
Há gaspachos e gaspachos e esta é uma versão talvez um pouco inusitada visto que combina tomates e pêssegos. E sim até aqui nunca me tinha passado pela cabeça juntar estes dois frutos, mas acreditem em mim quando digo que funcionam deliciosamente neste conjunto! A doçura dos pêssegos equilibra a acidez do tomate e o majericão ali pelo meio invade-nos com aquele aroma e combinação típicas de verão: tomate e majericão.
Os meus vizinhos deram-me uns valentes quilos de tomate coração de boi e chucha e aproveitei-os nesta receita e também para fazer a minha polpa de tomate. Mas na realidade podem utilizar qualquer tipo de tomate, desde que maduro. Por isso se têm por aí tomates aos montes sugiro-vos fazerem várias doses desta receita e congelar porque prometo que vai cair mesmo bem a meio de um dia de praia ou no final de um dia quente, à beira da piscina…
Espero que gostem e não se esqueçam de partilhar comigo as vossas recriações no facebook e instagram!
Gaspacho de tomate e pêssego
- Tempo de Preparação15 min
- Pronto em45 min
- Quantidade1,5 - 2 litros
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1,5 kg tomate maduro (usei coração de boi e chucha mas pode usar outros)
- 500g pêssegos (usei nectarinas e pêssegos amarelos mas pode usar outros)
- 1/8 cup azeite virgem
- 5 folhas de manjericão
- 2-3 folhas de hortelã
- 1 dente de alho (descascado)
- sal marinho e pimenta preta em moinho a gosto
- 500 ml água (mais se necessário)
- Opcional (para decorar): microgreens de manjericão (usei da aromáticas vivas)
Preparação
Faça um corte em cruz no fundo de cada tomate (para facilitar retirar a pele). De seguida coloque-os numa taça e deite por cima água a ferver. Deixe-os submersos uns 2 minutos e de seguida retire a pele, começando pelo corte em cruz. Depois abra-os e retire as sementes. Reserve.
Enquanto espera pelos tomates descasque os pêssegos e retire os caroços. Coloque-os num liquidificador ou robot de cozinha potente.
Adicione depois os tomates e os restantes ingredientes. Triture tudo alguns segundos, até ter uma mistura cremosa. Se lhe parecer demasiado espessa adicione mais água. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar.
Transfira para uma garrafa ou leve diretamente ao frigorífico pelo menos 30 min. Sirva frio e coloque por cima os microgreens de manjericão.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode congelar o gaspacho ou manter fresco no frigorífico até 3 dias.
Uma resposta