Gaspacho de tomate e pêssego

English English Portuguese Portuguese

Este gaspacho de tomate e pêssego vai fazer um brilharete nas vossas mesas de verão! E é perfeito para aproveitar tomates e pêssegos bem maduros.

Há gaspachos e gaspachos e esta é uma versão talvez um pouco inusitada visto que combina tomates e pêssegos. E sim até aqui nunca me tinha passado pela cabeça juntar estes dois frutos, mas acreditem em mim quando digo que funcionam deliciosamente neste conjunto! A doçura dos pêssegos equilibra a acidez do tomate e o majericão ali pelo meio invade-nos com aquele aroma e combinação típicas de verão: tomate e majericão.

Os meus vizinhos deram-me uns valentes quilos de tomate coração de boi e chucha e aproveitei-os nesta receita e também para fazer a minha polpa de tomate. Mas na realidade podem utilizar qualquer tipo de tomate, desde que maduro. Por isso se têm por aí tomates aos montes sugiro-vos fazerem várias doses desta receita e congelar porque prometo que vai cair mesmo bem a meio de um dia de praia ou no final de um dia quente, à beira da piscina…

Espero que gostem e não se esqueçam de partilhar comigo as vossas recriações  no facebook e instagram!

Gaspacho de tomate e pêssego

  • Tempo de Preparação15 min
  • Pronto em45 min
  • Quantidade1,5 - 2 litros

Ingredientes

Ingredientes

  • 1,5 kg tomate maduro (usei coração de boi e chucha mas pode usar outros)
  • 500g pêssegos (usei nectarinas e pêssegos amarelos mas pode usar outros)
  • 1/8 cup azeite virgem
  • 5 folhas de manjericão
  • 2-3 folhas de hortelã
  • 1 dente de alho (descascado)
  • sal marinho e pimenta preta em moinho a gosto
  • 500 ml água (mais se necessário)
  • Opcional (para decorar): microgreens de manjericão (usei da aromáticas vivas)

Preparação

1

Faça um corte em cruz no fundo de cada tomate (para facilitar retirar a pele). De seguida coloque-os numa taça e deite por cima água a ferver. Deixe-os submersos uns 2 minutos e de seguida retire a pele, começando pelo corte em cruz. Depois abra-os e retire as sementes. Reserve.

2

Enquanto espera pelos tomates descasque os pêssegos e retire os caroços. Coloque-os num liquidificador ou robot de cozinha potente. 

3

Adicione depois os tomates e os restantes ingredientes. Triture tudo alguns segundos, até ter uma mistura cremosa. Se lhe parecer demasiado espessa adicione mais água. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar.

4

Transfira para uma garrafa ou leve diretamente ao frigorífico pelo menos 30 min. Sirva frio e coloque por cima os microgreens de manjericão.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode congelar o gaspacho ou manter fresco no frigorífico até 3 dias.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes