Já se perguntou o que poderia fazer com as cascas da melancia? Pois hoje trago-lhe a solução: um gaspacho verde com casca de melancia. Bem fácil, fresco e sem desperdício.
Se gosta de melancia como eu é normal que nesta época acumule quilos de casca de melancia e é normal também que já lhe tenha passado pela cabeça o que fazer para aproveitar essas cascas. No meu livro “Da raiz à rama” encontra a sugestão de fazer pickles, mas hoje trago-lhe ainda outra sugestão: um gaspacho verde com casca de melancia.
Nesta versão vamos descascar as cascas da melancia (sim eu sei descascar as cascas parece redundante mas já explico), utilizando um descascador de batatas, para retiramos a casca verde e fibrosa (de fora) e ficarmos apenas com a parte branca. Se pensar bem esta parte branca sabe a pepino e se há coisa que o gaspacho muitas vezes leva é pepino. Por isso é uma ótima forma de a utilizar. E se prefer fazer um gaspacho de tomate, pode seguir a sua receita favorita e utilizar a casca da melancia em vez do pepino. Funciona na perfeição.
Aproveito ainda para lhe deixar mais duas sugestões de gaspacho que tenho aqui no site: o gaspacho de tomate e pêssego (adoro!) e o gaspacho com paprika fumada.
Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo as suas recriações no facebook e instagram! Deixo ainda um vídeo da receita para facilitar.
Gaspacho verde com casca de melancia
- Tempo de Preparação10 min
- Pronto em45 min
- Quantidade4-6 pp
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 170 g casca de melancia
- 80 g abacate maduro
- 2 dentes de alho
- 25-30g ervas frescas (coentros, manjericão, hortelã, etc.)
- sumo de meio limão (opcional)
- azeite virgem a gosto
- sal marinho a gosto
- pimenta-preta a gosto
- 350 a 400 ml água (mais se necessário)
Preparação
Com um descascador retire a casca de fora da melancia e composte.
Coloque de seguida todos os ingredientes num liquidificador/robot de cozinha e triture muito bem até conseguir uma textura cremosa e sem grumos. Prove ajuste os temperos e a água (se necessário) para ajustar a consistência.
Leve ao frigorífico por 30 min. a 1h e sirva bem fresco.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode congelar o gaspacho ou manter fresco no frigorífico até 3 dias.