Esta maionese vegan é fácil de fazer e feita a partir da água de cozer o grão. Sim leu bem! Uma receita sem desperdício e deliciosa. Depois disto provavelmente nunca mais comprará maionese feita.
Vamos começar por desmistificar as questões relacionadas com a maionese. Muita gente não sabe mas qualquer maionese leva uma boa quantidade de óleo ou azeite, juntamente com ovo cru e especiarias. Qualquer proteína animal crua acarreta sempre alguns riscos e por isso é que na quase totalidade dos restaurantes não se fazem maioneses caseiras (usam-se de compra, com conservantes).
Mas em casa, se tivermos tempo porque não fazermos a nossa maionese? E mais, se ainda nos permitir utilizar algo que normalmente descartamos melhor! Nesta receita vamos utilizar a “aquafaba“, nome que também se dá à água de cozer o grão. (E antes que pergunte, sim só dá mesmo para fazer isto com a água de cozer o grão, com outras leguminosas não dá).
A aquafaba, tem em si propriedades que quando bem trabalhadas substituem na perfeição os ovos em bolos, molhos, etc. inclusive as claras em castelo! No meu livro “Da raiz à rama” explico tudo sobre isto no último capítulo. Por agora deixo-lhe duas dicas para quando trabalhar com aquafaba:
- Deve estar bem reduzida: se utilizar de lata certamente estará, até porque notará que está gelatinosa e é isso que queremos, mas se cozer o grão em casa (como eu) deixe evaporar bem a água e reserve apenas a parte que fica mais turva;
- Deve utilizá-la sempre fria: refrigere-a de um dia para o outro e vai notar que, se estiver, no ponto fica gelatinosa. Se não estiver assim quando a bater pode não ganhar a consistência que deseja;
- Coza o grão sem sal: se coze grão em casa e quer aproveitar a aquafaba para outras receitas (doces ou salgadas) evite adicionar sal na cozedura ou adicione apenas no final, após retirar a quantidade de aquafaba que precisa.
Vai notar que a quantidade de aquafaba utilizada para a maioria das receitas é bastante pequena por isso uma ótima solução é congelar o resto em cuvetes ou pequenos frascos. Desta forma terá sempre aquafaba pronta, basta deixar descongelar no frigorífico.
Em relação à receita, é simples, rápida e simplesmente deliciosa! Deixo abaixo tudo o que precisa de saber e também aqui um vídeo tutorial. Espero que goste e não se esqueça de partilhar comigo as suas recriações no facebook e instagram!
Maionese vegan
- Tempo de Preparação10 min
- Pronto em40
- Quantidade6 a 8 doses
- Categoria
- Adequado para dieta
Ingredientes
Ingredientes
- 1/4 cup aquafaba fria (60ml)
- 1 dente de alho
- 1 c. café mostarda (opcional)
- 1 punhado de ervas aromáticas (usei salsa e coentros)
- 1 c sopa sumo de limão
- Pitada de sal
- Pimenta preta a gosto
- 200-250ml de mistura de óleo vegetal e azeite (utilize 50/50 ou mais quantidade de óleo)*
Preparação
No copo da varinha mágica coloque a aquafaba, mostarda (opcional), alho, ervas, sumo de limão, sal e pimenta. Triture tudo alguns segundos até criar espuma e as ervas estarem bem trituradas.
Com a varinha a funcionar adicione agora a mistura de óleo e azeite, em fio, sempre constante. Comecem por utilizar 150-200ml e vá adicionando mais até engrossar. Assim que a textura ficar cremosa pare de triturar. Prove, ajuste os temperos e passe para um frasco ou recipiente com tampa.
Leve ao frigorífico por pelo menos 30 min para ficar ainda mais consistente. Sirva ou guarde em recipiente hermético até 3-4 dias no frigorífico.
*Nota: não aconselho a utilizar apenas azeite porque o sabor fica demasiado intenso.
Uma resposta