Manteiga de amêndoa e baunilha cremosa, feita em casa e super deliciosa! E ainda as melhores dicas para conseguirem a consistência certa, armazenarem corretamente, entre outras.
A semana passada partilhei no Instagram esta manteiga de amêndoas e baunilha e a aceitação foi tão boa que resolvi partilhar aqui também.
Já tenho várias receitas de manteigas aqui no site e são maioritariamente de frutos secos: há de avelã, de caju , de mix de frutos e ainda uma de coco torrado. Mas manteigas destas nunca são demais e além disso esta tem um truque que a permite rentabilizar: leva sementes de girassol. Estas sementes têm um sabor relativamente neutro e por isso podemos fazer um bocadinho mais de quantidade de manteiga sem encarecer muito (são bem mais baratas que as amêndoas).
Quando publiquei o tutorial desta manteiga nos stories do Instagram e Facebook surgiram muitas dúvidas sobre como se consegue uma consistência mais líquida, quanto tempo duram, onde devemos guardar, etc. Por isso resolvi deixar aqui as minhas melhores dicas:
▫️ Como conseguir uma consistência liquida/cremosa: o truque é ser paciente e triturar, triturar, triturar e triturar um pouco mais. Fazendo paragens para o robot de cozinha não dar o berro!
▫️ Quanto tempo duram: pelo menos 1 semana (mas a real dificuldade é não comerem tudo até la);
▫️Onde guardar: em local fresco e seco, nunca no frigorífico senão perde a consistência. Só aconselho a guardar no frigorífico no verão e se tiverem uma casa muito quente porque aí há o risco da manteiga rançar, mas caso contrário basta guardar bem fechada na despensa;
▫️ Cuidados a ter na conservação: usar sempre uma colher lavada para retirar a manteiga e nunca introduzir comida diretamente no frasco (ex: molhar maçã na manteiga dentro do frasco). Há sempre bactérias que passam e prejudicam a conservação.
Espero que com isto consigam fazer as vossas manteigas caseiras e já sabem, partilhem comigo nas redes sociais identificando @blogdaspice.
Manteiga de amêndoa e baunilha
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
Ingredientes
- 200g amêndoas cruas com ou sem pele
- 100g sementes de girassol
- 1/2 c. café baunilha (sementes em vagem)
- 1 pitada de sal marinho
Preparação
Coloque as amêndoas e sementes de girassol num tabuleiro de forno e leve a 170ºC por 8-12 minutos até ficarem douradas.
Retire deixe arrefecer 10-15 minutos e transfira para um processador ou robot de cozinha. Triture tudo durante vários minutos até virar uma manteiga líquida (pode demorar algum tempo mas não desista, vá fazendo paragens para a máquina não sobre-aquecer e raspando as laterais).
Assim que conseguir uma consistência mais ou menos líquida adicione a baunilha e o sal e triture novamente. Transfira para um recipiente hermético e guarde em local fresco e seco (não coloque no frigorífico senão solidifica).
* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.
2 Responses
Bom dia Sofia.
Esta é uma pergunta de índole técnica, que me acompanha há algum tempo e que condiciona o investimento num bom processador. Não tenho Bimby por que simplesmente gosto do “tacho”, mas gostaria de investir num bom processador.
Qual a rotação necessária para obter uma boa manteiga cremosa?
Muitíssimo obrigada
Com carinho
Cristina
Olá Cristina, eu diria que no mínimo 800W. Porém mais do que a potencia interessa o tempo que o equipamento consegue manter-se a funcionar sem sobre-aquecer. Isto porque as manteigas levam algum tempo até chegarem ao ponto certo e alguns equipamentos de menor qualidade sobre-aquecem ao final de 5-10 min em potencia máxima e estragam-se. Há já vários com sistema que impede isso de acontecer. Durante muitos anos tive um da phillips, sei que os da kenwood e krups também são bons. É mesmo uma questão também de ver depois as capacidades dos copos (por exemplo na bimby se não usar pelo menos 500g de frutos secos a manetiga agarra-se às paredes do copo e não tritura). Espero que tenha sido útil 🙂 beijinhos