Meses de inverno e épocas de excesso trazem sempre dificuldades ao nosso sistema imunitário. Que tal dar-lhe uma ajuda extra com esta sopa? É vegan e sem glúten.
Certamente já ouviram falar da curcuma ou açafrão da índia, tumérico ou açafrão da terra. Uma raíz da família do gengibre que é usada há séculos pela medicina ayurvédica pelo seu poder anti-inflamatório, antibacteriano e antioxidante, entre outros. A curcuma tem sido eficaz no tratamento de doenças inflamatórias como as artrites e é um potente aliado do fígado e do processo digestivo, uma vez que estimula as secreções digestivas e diminui a formação de gases. Há ainda estudos que lhe atribuem propriedades ao nível da redução do risco de doença cardíaca e melhoria da função cerebral.
Talvez por todas estas razões a curcuma tem ganho adeptos nos últimos anos, em especial através do célebre golden milk. O leite dourado feito através de bebida vegetal e curcuma, que faz uso das suas propriedades anti-inflamatórias. Porém, como em tudo, é preciso alguma precaução e espírito crítico e a ingestão de curcuma não deve ser diária ou demasiado frequente, até porque o nosso organismo não está habituado e pode ressentir-se.
Na minha cozinha a curcuma existe já há algum tempo, em especial para as receitas de caril. Porém como não sou fã de tomar bebida vegetal de manhã e acho que em jejum a curcuma pode ser um pouco agressiva para o meu corpo, decidi encontrar uma alternativa ao leite dourado. Além disso, a curcumina (princípio ativo da curcuma) é absorvida de uma forma muita mais eficiente pelo organismo se a juntarmos com uma gordura boa (ex: azeite) e pimenta preta. Assim resolvi criar algo aconchegante, saciante e que eu possa incluir numa das refeições grandes: uma sopa.
Espero que gostem e que possa ser um auxílio nestas épocas de constipações, gripes e afins. Não se esqueçam de partilhar comigo as vossas recriações no facebook e instagram!
Sopa dourada anti-inflamatória
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 600g couve flor em pedaços
- 800g água
- 5-6 g de curcuma fresca (equivalente a 1 dedo mindinho)
- 1/2 cebola média (cerca de 50-70g)
- sal marinho e pimenta preta a gosto
- 1 fio generoso de azeite virgem extra
- 1/2 c. café de gengibre fresco ralado (opcional)
- sementes de sésamo e flores comestíveis – opcional para decorar
Preparação
Depois de cozidas, adicione o azeite, o sal e pimenta preta a gosto e triture tudo com a varinha mágica ou num liquidificador/robot de cozinha, até conseguir um creme aveludado. Adicione a curcuma e o gengibre e volte a triturar muito bem até estarem totalmente desfeitos. Prove e ajuste os temperos. Sirva bem quente em taças e decore (opcional). Guarde no frigorífico em recipiente hermético até 5 dias.
Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Cuidado no manuseamento da curcuma porque esta mancha de amarelo os dedos e as superficies em que toca.