Pára tudo! Esta tarte de caramelo de amendoim e chocolate preto é a sobremesa mais decadente que fiz até hoje! A base é crocante, o caramelo derrete-se na boca e o chocolate com uma pitada de sal surpreende-nos de uma forma deliciosa.
Estou mesmo orgulhosa porque esta tarte de caramelo de amendoim e chocolate preto é a prova de que não precisamos de ovos, farinha de trigo e quilos de açúcar para fazer sobremesas que nos levam ao êxtase.
Tudo o que precisamos é de bons ingredientes e de pensar fora da caixa. Estamos formatados para cozinhar de certa forma, com certos ingredientes, usar certos temperos e certos métodos.
E se a nossa gastronomia tradicional nos traz hábitos muito bons em alguns casos, também nos pode levar, inevitavelmente, a abusar de outros. A verdade é que existe um admirável mundo novo para além do que conhecemos e nos é familiar.
Viajar ajuda a expandir horizontes, até do ponto de vista gastronómico, mas para mudarmos o “chip” não precisamos de ir tão longe. Basta pensarmos nos ingredientes base que utilizamos para fazer um bolo por exemplo e tentarmos substituí-los por outros menos usuais.
Há dezenas de tipos de farinha, porque utilizamos sempre a de trigo? Há dezenas de adoçantes naturais, porque utilizamos sempre o açúcar de cana? Há dezenas de tipos de óleo, centenas de frutas, vários leites, milhares de sementes, legumes, etc. No meio desta vastidão de opções, porquê cairmos na rotina de escolher sempre o mesmo?
Se pensarem bem, é um pouco como a roupa. Temos um armário cheio de roupa em casa, várias peças que usámos 1 ou 2 vezes no máximo ou algumas até nunca usámos (eu confesso, kilty as charged…), mas acabamos por usar imensas vezes a mesma roupa.
Porquê? Porque é mais fácil escolher o habitual, por preguiça mental de inventar conjuntos novos, porque temos pressa e sabemos que aquele conjunto nos assenta bem, porque é mais confortável, enfim…
Mas e se eu vos disser que é quando saímos da zona de conforto que as melhores coisas acontecem?
A prova disso é esta tarte de caramelo de amendoim e chocolate preto, sem ovos, sem farinha, sem açúcar, mas absolutamente deliciosa. Se eu me resignasse às receitas típicas não tinha chegado a esta receita e a esta tarte de caramelo deliciosa e não a estava a partilhar hoje com vocês.
Por isso vamos usar aquela roupa que só usámos 1 vez, vamos viajar para aquele local que nunca imaginámos, vamos experimentar ingredientes que nunca ouvimos falar. Quanto a este último prometo que dou uma ajudinha 😉
PS- Acho que nunca me perguntaram tantas vezes por uma receita como por esta de tarte de caramelo de amendoim e chocolate preto, portanto espero que a façam e que partilhem comigo o resultado!
Tarte de caramelo de amendoim e chocolate preto
- Categoria
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Base
- 1/2 chávena de chá de nozes pecan
- 1/4 de chávena de chá de arroz tufado com chocolate (usei um sem açúcar)
- 3 tâmaras medjool sem caroço
- 1/4 colher de café de baunilha
- 1 colher de sopa de xarope de ácer (alternativas: mel, agáve ou geleia de arroz)
- 1 pitada de flor de sal
- 1/2 colher de sopa de óleo de coco (apenas se necessário, caso a mistura esteja muito seca)
Caramelo
- 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim (usei a minha receita)
- 7 tâmaras medjool sem caroço (veja a dica abaixo*)
- 3 a 4 colheres de sopa de leite vegetal* ou água (à temperatura ambiente) – mais se necessário
- 1 pitada de flor de sal (opcional – veja nota abaixo)
- ½ colher de café de baunilha em pó ou canela (opcional – veja nota abaixo)
Cobertura
- 150g de chocolate preto (min.70% cacau) adoçado só com stevia
- 1 pitada de flor de sal grosso
Preparação
Num robot de cozinha coloque as nozes pecan e triture-as até ficarem em bocadinhos pequenos (não triture demasiado, não pretendemos farinha). De seguida, junte os restantes ingredientes e triture mais alguns segundos, até incorporar todos os elementos. Se necessário junte o óleo de coco e volte a triturar. Assim que tiver uma massa semelhante a areia grossa, retire para uma forma de tarte. Pressione a mistura com as mãos e vá espalhando pela forma até a preencher por completo. Reforce os cantos e tente que a base fique com uma grossura uniforme. Reserve.
No mesmo robot de cozinha coloque todos os ingredientes do caramelo e triture tudo até conseguir uma consistência pegajosa (tipo caramelo) e algo consistente (não líquida). É possível que tenha que ir fazendo algumas paragens, raspando as laterais e ajustando o leite ou água para acertar a consistência. Aproveite para ir provando e ajustando as especiarias a gosto.
Retire e espalhe o caramelo com cuidado sobre a base da tarte (para facilitar unte primeiro a espátula com o óleo de coco). Faça movimentos suaves e contínuos ao espalhar, para a base da tarte não quebrar e despegar do fundo, especialmente nas extremidades. Reserve.
Derreta o chocolate em banho maria e deite-o por cima da tarte, espalhando-o uniformemente com uma espátula. Leve ao frigorífico por 20-30 minutos. Espalhe uma pitada de flor de sal por cima e sirva.
Nota: utilize ingredientes de origem biológica. Se utilizar manteiga de amendoim de compra é possível que tenha que ajustar os ingredientes que indico acima, já que cada manteiga tem uma consistência e sabor diferentes. Muitas manteigas já têm outras especiarias adicionadas pelo que é sempre melhor confirmar no rótulo e ir provando antes de adicionar mais especiarias.
*Dicas:
1- As tâmaras têm que ser bem frescas. Se estiverem ressequidas demolhe-as 2 a 3 min em água quente, esprema e utilize de seguida. Pode utilizar essa água para adicionar ao caramelo, em vez de água normal ou leite vegetal.
2- Use um leite vegetal de sabor e cor neutros/branco, ex: arroz, caju, amêndoa, aveia.
2- A tarte dura vários dias no frigorífico, no entanto sugiro que a corte em fatias finas passados os primeiros 20 ou 30 minutos e volte depois a colocar no frio. Isto porque depois desse tempo o chocolate solidifica por completo e irá rachar quando tenta cortar.
Uma resposta
Sem duvidas das melhores que já provei.
Parabéns!!!