Estes waffles de aveia e pêssego são vegan, sem glúten e demoram apenas 15 minutos a fazer. Perfeitos para um pequeno-almoço de fim de semana. Quem quer experimentar?
Há algum tempo que me debatia com a necessidade de comprar uma máquina de waffles. Adoro waffles e tinha muita vontade de criar uma receita minha, mas tenho tanto material de cozinha que me custava estar a comprar mais uma máquina… De certeza que não sou só eu que olho para os armários e vejo mil utensílios e aparelhos para espremer, torcer, picar, cortar em mil e um formatos, espiralizar, prensar, moer, torrar… enfim, um mundo de opções. Mas quando pensamos nas coisas que efetivamente usamos com frequência, contam-se pelos dedos das mãos. Certo?
E sim, é verdade que eu vivo disto, da culinária, e por isso até podia dar-me um free pass e dizer para mim mesma: “é normal, tu precisas disto tudo, afinal é o teu trabalho”, mas não. Honestamente não porque tenho vindo a tentar mudar o meu comportamento face ao consumismo. Cada vez mais somos incentivados a comprar, comprar, comprar. O marketing cria-nos a necessidade, o emocional sobrepõe-se ao racional e de repente precisamos mesmo daquela máquina, daqueles pratos, daquela camisola, daqueles sapatos, como pão para a boca. Como se a nossa felicidade dependesse disso. Não depende, e cada vez mais temos que trabalhar essa consciência, esse desapego.
Sim volta e meia vou às compras e sim volta e meia ainda me acontece comprar coisas de que não preciso. Mas cada vez acontece menos, é um processo. Sempre que vou em direção à caixa com algo na mão pergunto-me: “preciso realmente disto?”, “tenho em casa algo que sirva para o mesmo efeito/semelhante?, “quantas vezes vou utilizar isto?“. Tento responder honestamente a cada uma destas perguntas e só no final decido se compro ou não. É um bom exercício para chamar a razão e travar uma decisão impulsiva.
Quanto à máquina de waffles, não comprei, a minha irmã Rita ofereceu-me nos anos (cheira-me que com segundas intenções já que ela também gosta de waffles…), mas tenho-lhe dado bastante uso, mais do que havia previsto. Caso não tenham uma, peçam emprestada para experimentar esta receita e façam aquelas 3 perguntas antes de investir numa 😉
Há um vídeo tutorial aqui na minha página do Instagram (andem para a frente até chegarem a esta receita). Espero que gostem e já sabem, se fizerem a receita partilhem comigo o resultado no Facebook e Instagram identificando @blogdaspice.
Waffles de aveia e pêssego
- Quantidade(4-6 waffles) – dependendo do tamanho da sua máquina
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
Ingredientes
- 1 cup farinha de aveia 1/2 cup farinha de araruta (ou amido de milho) 1 c. chá bicarbonato de sódio 1 c. café de canela (opcional) 1 pitada de sal marinho 4 c. sopa açúcar de coco 2 c. chá linhaça moída (em farinha) 1/2 + 1/4 cup leite vegetal 1/4 cup óleo vegetal (de coco ou outro à escolha – líquido) 1 c. chá vinagre de cidra Toppings: 2 pêssegos maduros em fatias e xarope de ácer (opcional)
Preparação
Numa taça misture todos os ingredientes secos (exceto a linhaça) e mexa-os bem com um garfo ou vara de claras. Noutra taça, junte a linhaça e todos os outros húmidos e bata até ganhar espuma. Junte os líquidos aos secos e envolva bem. Reserve.
Verifique se a sua máquina de waffles está bem quente (a minha tem 5 graus de temperatura e costumo pô-la no 4). Deite o equivalente a 3 c. sopa da mistura* em cada orifício de waffle, espalhando uniformemente e feche. deixe cozer 2-4 minutos, abra e retire com a ajuda de uma espátula. Transfira para uma grelha até servir, para que não ganhe humidade por baixo e fique ligeiramente crocante. Repita para o resto da mistura e sirva com fatias de pêssego e xarope de ácer.
Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Se não tem medidores “cups” em casa, veja aqui as medidas em gramas.
*Ajuste a quantidade e tempo de cozedura de acordo com o tamanho/modelo da sua máquina.
0 Responses