Panquecas fáceis

IMG_2408[1]

Para o fim de semana o que se quer são receitas fáceis. Estas preparam-se em 10 min e não têm glúten, nem lactose, nem açúcar refinado!

Um dos chefs que sigo avidamente é o Jamie Oliver. Para além da forma como ele cozinha, com a qual me identifico bastante, ele tem conseguido um feito muito importante: mudar mentalidades em relação à alimentação. Desde a acção contra o McDonalds até à proposta que ele fez chegar ao governo Inglês no âmbito da alimentação nas escolas, este senhor já deu provas que vai mesmo mudar o mundo.

Há uns tempos atrás dei com uma receita dele que se chamava 1 cup pancakes. Era nada mais nada menos do que uma receita de “panquecas for dummies”, de tão fácil de fazer que eraPegando nessa receita dele resolvi adaptá-la para criar uma sem glúten ou lactose.

O que aqui vos deixo é a receita base, mas poderão colocar-lhes os toppings que quiserem ou até adaptá-la à vossa maneira. O céu é o limite! Contem-me depois como fizeram.

Se quiserem algo diferente e um bocadinho mais elaborado (só um bocadinho prometo), espreitem aqui a minha receita de panquecas de caju.

Bom proveito!


Ingredientes: (4 a 5 panquecas)

1 chávena de chá de farinha sem glúten

1 ovo

1 chávena de leite de amêndoa natural

1 colher de sopa de agáve (utilizo xarope de agáve cru)

1 pitada de flor de sal

1 colher se sobremesa de óleo de coco

Preparação: 

Numa taça coloque todos os ingredientes (menos o óleo de coco) e misture com um fouet (batedor de claras) para a soltar e evitar blocos. Mexa tudo muito bem, até conseguir uma mistura homogénea.

Em lume médio, deite numa frigideira anti aderente o óleo de coco e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha (cuidado para não se queimar) para untar bem. Quando a frigideira estiver bem quente deite meia concha de sopa no centro e deixe a mistura espalhar-se uniformemente, criando uma rodela. Espere 1 a 2 minutos ou até a parte de baixo estar cozida/dourada e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado e retire para um prato. Repita para a restante mistura.

Adicione os toppings que quiser, esta levaram iogurte natural magro, nozes e mel.

Anúncios

One thought on “Panquecas fáceis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s