Gaspacho com paprika fumada

img_26761

Esta é para os fãs desta sopa tão típica de verão! Uma receita tradicional com um toque diferente que a torna ainda mais aromática. Vegan, baixa em calorias e crua.

Quando estive na Cidade do Cabo (África do Sul) no início deste ano, vim de lá carregada com uma série”matérias-primas” para as minhas experiências culinárias. A começar pelo azeite de abacate, que podem ver nesta receita de pesto de rúcula e abacate e a terminar no ingrediente surpresa desta receita de gaspacho: a paprika fumada.

Para quem gosta de paprika normal esta é sem dúvida um upgrade. Eu costumo usar paprika em algumas receitas, especialmente nos assados, mas desde que descobri esta paprika fumada sinto que passei ao nível seguinte. O cheiro doce da paprika normal funde-se com um cheiro a fumeiro e torna este tempero ainda melhor.

Quanto à receita de gaspacho, é inspirada na de um grande amigo meu que partilha da mesma paixão pela cozinha (Paulinho, esta é para ti). A primeira vez que provei gaspacho feito por ele foi num fim de tarde de petiscos, num terraço delicioso e muito bem decorado (confesso que tive algo a ver com isso 😉 ) na Expo. Talvez não tenha sido o gaspacho por si só que tenha tornado esse dia memorável, aliás as memórias desse verão e desses fins de tarde entre amigos vão muito além disso, mas como muitas vezes acontece, associamos comidas a momentos e tornam-se inesquecíveis.

Se têm um fim de tarde ou almoço planeado com amigos, façam esta receita e pode ser que se torne memorável também! 😀


Ingredientes: (4 pessoas)

5 tomates em rama maduros (cerca de 500g)

½ pepino

2 dente de alho

500ml de água fria (mais se for necessário)

2 a 3 folhas de manjericão (mais para decorar – opcional)

2 colheres de sopa de vinagre de maçã

1 colher de café de paprika fumada

1 fio de azeite virgem

flor de sal e pimenta preta moída a gosto

Preparação:

Dê um golpe em cruz na base dos tomates, retire os pedúnculos e mergulhe-os em água a ferver durante 1 ou 2 minutos para facilitar a remoção da pele. Pele-os, corte-os em quartos e limpe as sementes com a ajuda de uma colher. Coloque-os no liquidificador.

Descasque o pepino e retire também as sementes. Adicione ao tomate, juntamente com o alho, manjericão, água, paprika fumada, vinagre, azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Triture tudo muito bem até conseguir um puré uniforme.

Prove, adicione mais água se pretender uma mistura mais líquida e ajuste os tempero se necessário. Volte a triturar e leve ao frigorífico até ficar bem fresco. Decore com umas folhas de manjericão e mais um fio de azeite e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

One thought on “Gaspacho com paprika fumada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s