Tartes vegan de chocolate e nozes pecan

img_41731

Tartes de chocolate cremosas, vegan, sem açúcar refinado ou glúten? Sim é possível e são deliciosas. O segredo está num ingrediente “peculiar”. Descubram abaixo!

Aqui há uns meses vi no programa do Jamie Oliver uma receita de mousse de chocolate que me intrigou. Era vegan e feita com tofu. Não sou amante de tofu e portanto torci logo o nariz (literalmente). Ele parecia que me tinha ouvido e repetiu 3 vezes “guys I know, I know I know! But just try it.“, como se já antecipasse a reticência de quem o estivesse a ver.

O Jamie Oliver é dos meus chefs favoritos, não só pelos seus dotes culinários despretensiosos, mas acima de tudo pela ideologia que defende: comer comida real, comida de verdade. Ele é um acérrimo defensor da comida biológica e incentiva às hortas domésticas e a condições dignas para os animais, na indústria pecuária. Mais do que um chef, ele adquiriu quase o estatuto de educador alimentar.

Por tudo isto é que fiquei intrigada quando ele decide fazer uma mousse de chocolate com tofu. Resolvi experimentar e de facto é bastante bom, mas achei que a consistência desta mousse funcionava melhor como recheio e que se a juntasse com nozes pecan seria perfeito. Por isso resolvi fazer a minha versão desta receita e transformei-a em tartes de chocolate e nozes pecan.

Tal como eu acreditei no JO, peço-vos que ultrapassem a desconfiança do tofu, acreditem em mim e experimentem, porque não vão arrepender-se. Deixo no final o link para a receita original, caso queiram espreitar.


Ingredientes: (6 tartes)

200g de chocolate preto – mínimo 70% cacau – sem leite e adoçado com stevia (use chocolate preto normal se preferir)

700g de tofu suavizado

170g de xarope de ácer ou agáve

raspa de 1 lima

1 colher de café de extrato de baunilha

2 colheres de sopa de kahlua (ou baileys se não for vegan)

1/2 colher de café de piri piri em pó

1 pitada de flor de sal

1 colher de café de café instantâneo

Base: 1 chávena de chá de nozes pecan cruas + 1 chávena de chá de amêndoas peladas cruas + 6 a 8 tâmaras (usei medjool mas podem usar das outras)

Decoração: 1 punhado de nozes pecan picadas (opcional) + cacau cru em pó (opcional)

Preparação:

Triture os ingredientes da base num robot de cozinha ou liquidificador até conseguir uma mistura homogénea e os ingredientes estarem bem unidos. Disponha a mistura em formas de tarte pequenas, pressionando com os dedos para preencher toda a forma e ficar com uma espessura uniforme. Leve ao congelador por 20-30 minutos até solidificar.

Entretanto,  parta o chocolate em bocados e derreta-o em banho-maria, mexendo ocasionalmente. Reserve.

Escorra o tofu e coloque-o num pano de cozinha. Embrulhe-o e esprema bem para retirar o excesso de água. De seguida coloque-o num robot de cozinha ou liquidificador e adicione os restantes ingredientes. Triture tudo durante 2 minutos ou até conseguir uma mistura suave. Adicione o chocolate derretido e volte a triturar até envolver bem.  Prove e ajuste o tempero (agáve, sal, piri-piri) se necessário.

Retire as formas do congelador e com a ajuda de uma colher ou espátula, vá dispondo a mousse de chocolate por cima das bases até as preencher por completo. Decore com as nozes picadas (opcional) e leve ao frigorífico por 15 min. Polvilhe cacau cru em pó por cima (opcional) e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Dica: se quiser desenformar as tartes aconselho a forrar primeiro as formas com papel vegetal.

Pode ver a receita original do JO aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s