Bechamel vegan

bechamel 1

Vegan bechamel sauce – recipe in EN below

Um molho cremoso, delicioso e que se prepara em 10 minutos! Sem lactose ou glúten e muito fácil de fazer. Perfeito para aquela lasanha caseira ou aquele gratinado de legumes e batata.

Acho que já partilhei convosco a minha adoração por massas. Se pudesse acho que comia massa todos os dias sem enjoar. Mas tudo o que é de mais é exagero e o corpo e a mente pedem-nos para variarmos. No entanto, não quer isso dizer que de vez em quando não possamos fazer uma daquelas comidas de conforto que nos aquecem a alma e acho que todos os gratinados se enquadram um pouco nesta categoria.

As lasanhas, os canelones, ou uma travessa de batatas gratinadas são boas opções quando temos visitas por exemplo. São algo que conseguimos preparar com antecedência e até ter congelado para na hora ir ao forno. Já o molho de bechamel (o original) tem o seu segredo e dá algum trabalho e é aqui que muitas vezes tomamos o caminho mais fácil e optamos pelos de compra. Mas asseguro-vos que depois de provarem este nunca mais voltam atrás.

É que é tão delicioso e fácil de fazer que ir ao supermercado comprar um e abrir o pacote acaba por ser mais difícil… Se não acreditam em mim, vejam a receita abaixo.

Espero que gostem e não se esqueçam de partilha comigo as vossas recriações  no facebook e instagram !


Ingredientes:

3 cups leite de amêndoa ou arroz sem adoçante (cerca de 750ml)

2 c. sopa de amido de milho

2 c. sopa de farinha de arroz

1 c. café de noz moscada

2 c. café de sal marinho

1 c. café de pimenta preta moída

Preparação:

Num tacho coloque todos os ingredientes e mexa bem com um fouet (vara de claras) ou garfo. De seguida leve ao lume (médio-baixo) e mexa constantemente para evitar grumos.

Assim que começar a ferver, retire do lume e mexa vigorosamente*. Deixe engrossar uns minutos fora do lume, prove e ajuste os temperos. Está pronto a utilizar.

Guarde num recipiente hermético no frigorífico até 4 dias ou no congelador. Nestes casos antes de o utilizar triture-o com a ajuda de uma varinha mágica.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos. Aconselho um destes 2 leites vegetais porque pela minha experiência são os que funcionam melhor, mas pode utilizar outro que prefira (porém alterações de cor e sabor podem ocorrer).

*Caso note a formação de alguns grumos no molho, utilize no final a varinha mágica para o triturar e deixar cremoso.


Vegan bechamel sauce – english version

Ingredients:

3 cups unsweetened almond or rice milk
2 tbsp cornstarch
2 tbsp rice flour
1 tsp sea salt
1/2 tsp nutmeg
1/2 tsp black pepper

Preparation:

Put all ingredients in a pan and mix well with a fouet or fork.

Turn the heat on (medium-low) and stir constantly to avoid any lumps*. When it starts simmering take from heat and allow to thicken for a minute or two (don’t stop stirring). Adjust seasoning and enjoy!

Keep in an airtight container for 4 days or freeze it. In both cases I suggest you use a handmixer to smooth it before serving.

Notes: use preferably organic ingredients. The milks I suggest work best in my opinion but you can use other of choice (notice that alterations in flavor and color may happen).
*If you happen to get any lumps use a handmixer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s