Fresco, saboroso, saudável e perfeito como entrada ou até para o pequeno almoço. Este guacamole é vegan, sem glúten e rico em óleos bons. E ainda por cima super fácil de fazer!
Quem nunca experimentou guacamole não sabe o que perde. Mas convém que sejam amantes de abacate (como eu), porque senão é quase garantido que não vão gostar…
Já gostava de abacate, mas desde que vim para Luanda passei utilizá-lo muito mais vezes do que quando estava em Lisboa.
Para além de aqui ser baratissimo (porque há muita produção nacional), comecei a utilizá-lo como base para molhos, como substituto de manteiga para as torradas (vejam aqui), para dar corpo às saladas, enfim uso-o em toda a sua versatilidade.
O único problema do abacate é saber escolher bons abacates. Porque deixem -me dizer-vos que este fruto quando não está no ponto é péssimo! E quando passa do ponto apodrece com a maior das facilidades, portanto é tricky.
Eu faço o teste da plasticina: pego no abacate com uma mão e aperto ligeiramente. Se estiver duro é porque está verde, se estiver mole ao ponto de se desfazer, está demasiado maduro.
O que se quer é aquele ponto com a consistência de plasticina: os dedos podem ficar marcados na casca mas não se desfaz.
Hoje em dia já há uma série de variantes de guacamole, mas deixo-vos aqui a receita do guacamole tradicional (a minha versão claro).
Espero que gostem! Contem-me tudo!
Guacamole tradicional
- Quantidade4 doses
- Cozinha
- Mexicana
- Categoria
- Caraterísticas
- Adequado para dieta
- Tags
Ingredientes
- 2 abacates maduros
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 tomate picado
- sal e pimenta preta em moinho a gosto
- sumo de 1 lima (ou meio limão)
- 1 fio de azeite
- salsa a gosto
Preparação
Junte a cebola, o alho, o sumo de lima, um fio de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Triture tudo durante 1 ou 2 segundos (atenção que não se pretende uma mistura completamente líquida).
Retire o preparado para uma taça, junte o tomate e salsa e ajuste o tempero se necessário. Misture tudo com um garfo, coloque alguns bocados de tomate, cebola e salsa frescos por cima para decorar e sirva.
6 Responses
Sensacional o lance da plasticina! E se eu puder dar uns pitacos, para a guacamole é recomendado o uso da cebola roxa e do coentro, não despretenciosamente: por sua consistência e sabor, são maior frescor ao prato quando juntos ao tomate! E se for sofisticar, corte pequenos pedaços de uva e raspe uma pitada de nóz moscada, fica show de bola ????
Claro que sim, dicas boas são sempre bem vindas! Vou experimentar 😉 Obg
????????, porque o melhor da vida está nessas pequenas coisas divididas!