Palitos de batata doce com pesto de coentros

English English Portuguese Portuguese

Estes palitos de batata doce com pesto de coentros são talvez dos acompanhamentos favoritos cá por casa. Feitos no forno e sem desperdiçar nada!

Das primeira vezes que tentei fazer palitos de batata doce no forno, como se fossem batatas fritas, confesso que fiquei um bocadinho desiludida… Ficaram boas em termos de sabor, mas a textura não estava lá. Não ficaram mesmo crocantes como eu esperava. Por isso fui aperfeiçoando a técnica e percebi que há algumas coisas importantes a ter em conta para conseguirmos batatas bem estaladiças:

  1. Usar batatas amarelas/brancas: cada batata doce tem uma textura diferente e as amarelas/brancas são as que mantêm melhor a consistência quando assadas;
  2. Não retirar a casca: a casca vai ajudar a tornar as batatas bem crocantes, além disso evita desperdiçá-las;
  3. Dispor as batatas separadas: se as amontoar no tabuleiro vão ganhar humidade e cozem em vez de assar, ficarão moles em vez de crocantes;
  4. Envolver bem em azeite: o azeite, para além de temperar, é essencial para que fiquem crocantes por isso tem mesmo que meter a “mão na massa” e envolver bem as batatas nos temperos;
  5. Cortar as batatas em pedaços mais ou menos finos: não precisam de ser palitos finos perfeitos mas não convém serem demasiado grossos senão ficarão moles.
  6. Pré-aquecer o forno: é importante colocar as batatas no forno já quente, isto evita que elas absorvam o azeite e fiquem moles, ao invés o azeite ficará à superfície para as tornar crocantes.

 

Gosto de as acompanhar com este pesto de coentros, que leva os talos e tudo! Perfeito para o caso de ter por aí um ramo murcho.

Espero que goste e já sabe, se a fizer partilhe comigo no Facebook ou Instagram!

Palitos de batata doce com pesto de coentros

  • Tempo de Preparação10 min
  • Tempo de Cozedura30 min
  • Tempo Total40 min
  • Quantidade2 doses

Ingredientes

Para as batatas:

  • 1 kg batata doce amarela/branca
  • 3 c. sopa azeite virgem
  • 1 c. chá alho em pó (opcional)
  • sal marinho a gosto
  • pimenta preta a gosto
  •  

Para o pesto:

  • 6 a 8 cajus*
  • 4 a 5 raminhos de coentros (talos incluídos)
  • 1/2 dente de alho
  • 1 fio de azeite virgem
  • sal marinho a gosto
  • pimenta preta a gosto
  • 2 c. sopa água (mais se necessário)

Preparação

1

Pré- aqueça o forno a 200º e forre 2 tabuleiros com papel vegetal. Reserve. 

2

Numa taça demolhe os cajus em água quente durante 10 min. Escorra e reserve. Entretanto lave bem as batatas e corte-as em palitos mais ou menos finos, mantendo a casca. 

3

Transfira para uma taça e adicione os temperos. Com as mãos envolva bem todos os palitos no azeite e temperos. De seguida disponha as batatas nos tabuleiros, sem que estas se sobreponham umas às outras e virando as cascas para baixo (em contacto com o tabuleiro). Asse no forno, rodando e virando os trocando os tabuleiros de posição a meio do tempo. Passados 30 min. retire uma e prove, se já estiverem crocantes retire o forno, caso ainda não estejam deixe mais tempo. 

4

Entretanto prepare o molho pesto, colocando todos os ingredientes num liquidificador. Triture, prove e ajuste os temperos e a água para acertar a consistência e sabor, pretendemos um molho cremoso mas não muito espesso. Coloque mais água (1. c sopa de cada vez) se lhe parecer muito espesso ou mais 1 ou 2 cajus se lhe parecer muito líquido. Transfira para uma taça oi frasco.

5

Sirva as batatas de imediato com o molho à parte. Poderá congelar o molho se sobrar.

* Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica. Poderá em vez dos cajus utilizar restos de bebida vegetal (de amêndoa, caju ou outro fruto seco), caso tenha. Use 1 c.café por cada caju.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Mim

Olá e bem-vinda(o) ao meu blog. O meu nome é Sofia e sou apaixonada por cozinha saudável e natural. Aqui vai encontrar receitas para o dia a dia e até para ocasiões especiais, sempre com ingredientes sazonais e locais.

O meu objetivo é simples: dar-lhe inspiração para cozinhar!

Subscreva o blog

Siga-me no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Visite a página no Facebook

Categorias

Receitas Recentes